A Inconcebível Misoginia Protocolar

22-02-2022

A VI Cimeira União Europeia/União Africana, realizada em Bruxelas nos dias 17 e 18 de Fevereiro, foi presidida pelo Presidente do Concelho Europeu, Charles Michel e pelo Presidente do Senegal e da União Africana, Macky Sall. A Cimeira teve como agenda o investimento financeiro comum a longo prazo em África de 150 mil milhões de Euros. Este investimento ajudará a construir economias mais diversificadas, inclusivas, sustentáveis e resilientes. O pacote de investimento visa dinamizar o investimento público e privado em diversas áreas: Energia, Transporte e Infra-estrutura Digital, Transição de Energia Transição Verde, Transformação Digital, Crescimento Sustentável e Criação de Emprego Decente, Transportes, Saúde e Educação.

À chegada os representantes dos diversos países participantes na Cimeira, receberam cumprimentos protocolares de boas-vindas pelo anfitrião, Charles Michel, Presidente do Concelho Europeu, antecedido na fila por Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia e por Emmanuel Macron, Presidente de França e posaram para os órgãos de comunicação social. Uma vez mais - recorde-se o triste episódio "Sofagate" ocorrido em 2021, na Turquia -, Ursula Von der Leyen foi alvo de uma afronta pessoal, institucional e protocolar por parte do general Jeje Odongo, ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda, que ignorou a Presidente da Comissão Europeia, a primeira na fila de cumprimentos, dirigindo-se em primeiro lugar Charles Michel e Emmanuel Macron. E, só se dignando cumprimentar Ursula Von der Leyen após ter sido discreta e elegantemente advertido pelo Presidente Francês para a presença da Presidente da Comissão Europeia, e mesmo assim apenas a cumprimentou com um aceno de cabeça sem a cumprimentar com um aperto de mão tal como havia feito com os dois homens presentes. Aliás, após este lamentável episódio, Jeje Odongo na sua publicação no Twitter somente partilhou as imagens de Charles Michel e Emmanuel Macron.

O actual ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda foi ministro de Estado da Defesa (2009 a 2016) e da Administração Interna (2016 a 2022), Master of Arts em Relações Internacionais e Diplomacia da Universidade privada de Nkumba, professa o credo muçulmano que, entre outras coisas, não reconhece um papel igualitário às mulheres. Não obstante este pormenor, Jeje Odongo deveria estar consciente da extraordinária importância desta Cimeira que irá investir grandemente no continente Africano, optando por uma postura mais cordial para com os seus anfitriões, não diferenciando tão flagrantemente as mulheres dispensando-lhes um tratamento considerado cultural e socialmente ofensivo pelas pessoas e instituições que o recebem; e, sendo formado em Relações Internacionais e Diplomacia e com tão longa experiência governativa, não optar por malquistar, devido às suas convicções religiosas ou outras, as individualidades que poderão condicionar negativamente as relações com o seu país.

Mas, o que realmente se realça nesta inqualificável ocorrência foi, uma vez mais, a indiferença demonstrada por Charles Michel, Presidente do Concelho Europeu, perante o gesto do imprudente ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda. Confirma-se, assim, que Charles Michel revela uma absoluta falta de empatia e, principalmente, uma inaptidão social para o alto cargo que ocupa.

Não obstante a grosseira inobservância das mais básicas regras sociais e protocolares do incivil ministro e do relapso comportamento Presidente do Concelho Europeu, a ocorrência foi amenizada pelo charme Gaulês do Presidente Francês ao indicar ao político Ugandês a sua falha e que deveria cumprimentar a Presidente da Comissão Europeia.

Adverte-se os gabinetes de Protocolo das várias instituições da União Europeia que de futuro, prevejam semelhantes situações, acautelando todos os interlocutores e respectivos gabinetes sobre os procedimentos protocolares a observar.

João Micael

Foto: EPA/OLIVIER HOSLET / POOL

© Matriz Portuguesa,  Avenida da Liberdade, nº 129 B, 1250-140 Lisboa | Tel. +351 21 325 40 50 | +351 91 287 10 44
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora